Depressão e ansiedade canina – o que os donos de animais de estimação podem fazer para ajudar

4 min read

Seu companheiro canino está se comportando de uma maneira que o leva a acreditar que seu cão pode estar ansioso ou deprimido? Nossos veterinários costumam ver cães sofrendo de ansiedade e depressão devido a uma série de razões diferentes.

Se você suspeitar que seu filhote está se sentindo triste, uma visita ao seu veterinário é para identificar se os sintomas que você está vendo são causados ​​por depressão, ansiedade ou outra coisa.

Meu cachorro está deprimido?

Se o seu cão está sofrendo de depressão, você pode notar um ou mais dos seguintes sintomas e procurar ajuda de um laboratório veterinário, confira:

  • Sem interesse em brincar com pessoas ou brinquedos
  • Expressão “triste”
  • Letargia
  • Evitando você ou se escondendo
  • Rosnar, uivar ou agressão
  • dormir demais
  • Falta de apetite
  • Não está dormindo

Meu cachorro está sofrendo de ansiedade?

Depressão e ansiedade canina - o que os donos de animais de estimação podem fazer para ajudar

A ansiedade leva a comportamentos muito diferentes daqueles causados ​​pela depressão. Abaixo estão alguns dos sinais mais comuns de ansiedade em cães.

  • Comportamentos destrutivos, como mastigar
  • Lamber obsessivamente a pata
  • Movimento intestinal espontâneo ou micção
  • Ofegando sem motivo
  • andando sem rumo
  • Choramingar, tremer ou choramingar

O que faz com que os cães fiquem deprimidos ou ansiosos?

Nossos amigos de quatro patas são criaturas de hábito que ficam mais felizes quando há rotinas constantes em suas vidas. Quaisquer grandes mudanças na vida ou eventos angustiantes podem ter um impacto significativo em suas emoções.

Embora eventos mais óbvios, como a morte do dono ou ausência prolongada, possam causar sintomas de ansiedade ou depressão em cães, outros eventos menos extremos, como mudança para uma nova casa, lesão ou doença, mudança na rotina ou até mesmo um novo companheiro de quarto podem seja a causa do comportamento sombrio de seu filhote.

Veja também:  Como limpar um tapete, de acordo com os profissionais

Como posso fazer meu cachorro se sentir melhor?

Cães ansiosos ou deprimidos geralmente se beneficiam de ambientes previsíveis, interação social estritamente controlada (se a causa estiver relacionada a outros cães ou pessoas) e uma rotina consistente, incluindo muita atividade física.

Aqui estão mais algumas dicas sobre como ajudá-lo a reduzir a depressão ou ansiedade do seu cão:

  1. Consulte seu veterinário;
  2. Alguns sintomas de depressão e ansiedade podem, na verdade, ter causas físicas que precisam de atenção urgente. A primeira coisa que você deve fazer se seu cão parecer ansioso ou deprimido é agendar uma visita ao veterinário. Enquanto alguns cães podem se recuperar da depressão com apenas um pouco mais de amor e atenção de seus pais, seu veterinário pode fornecer medicamentos como antidepressivos ou anti-ansiedade para ajudar a acalmar seus nervos se as coisas não mostrarem sinais de melhora;
  3. Mantenha o corpo e a mente do seu cão ativos;
  4. Muitas vezes, o tédio pode levar nossos amigos peludos a ficarem ansiosos ou deprimidos. Certifique-se de que seu cão faça bastante exercício antes de sair para o dia e forneça a seu filhote brinquedos suficientes para mantê-lo ocupado, a fim de ajudar a acalmar a ansiedade de seu cão. Procure brinquedos que sejam interativos ou que possam ser recheados com guloseimas para manter o corpo e a mente de seu filhote ativos enquanto você estiver fora de casa;
  5. Tempo social;
  6. Nossos cães são criaturas sociais que adoram estar perto de pessoas e outros animais. Se o seu cão está sofrendo de ansiedade ou depressão, considere comprar um animal de companhia para o seu filhote ou levar seu cão solitário ao parque para cães, aulas em grupo ou creche para interação social adicional;
  7. Mostre ao seu amigo peludo muito amor e paciência.
Veja também:  O que é oração e quem pode orar?

Claro, nossos animais de estimação precisam de muito amor e paciência para se sentirem seguros e contentes – ainda mais quando estão propensos a se sentirem deprimidos ou ansiosos. Ao dar ao seu cão um pouco mais de tempo e atenção, você pode aliviar esses problemas e restaurar o senso de diversão e felicidade do seu filhote.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours