Segredos para um casamento mais feliz e mais forte!

4 min read

Minha mulher e eu gostamos de dizer que somos muito bem casados por 16 dos nossos 17 anos juntos. A verdade é que o sétimo ano foi muito difícil e quase não conseguimos superá-lo.

Mas em vez de cair na “maldição do sétimo ano“, decidimos trabalhar duro. Entramos na terapia, o que nos forçou a ter um olhar crítico sobre nosso relacionamento e analisar a fundo quando, onde e por que ele arruinou.

Como chegamos a essa conclusão

A explicação mais simples é de que esquecemos que gostávamos um do outro. Sabíamos que nos amávamos, mas ficamos tão presos nas dificuldades do dia a dia que falhamos em proteger nossa amizade.

Ficamos muito bons em cuidar de todo mundo nas nossas vidas, menos um do outro. Tínhamos nos tornado colegas de quarto, sócios… É uma história que vejo muito nos casais que atendo.

A amizade se quebrou, os conflitos cresceram (ou foram evitados) e os grandes sonhos do casal agora já morreram. Um dia você acorda ao lado de um estranho que costumava ser o amor da sua vida.

Coisas pequenas com frequência

Se o casamento é uma jornada, é importante estar na direção certa. É muito mais fácil fazer pequenos esforços ao longo do caminho do que mudar completamente de curso quando for tarde demais.

Pequenas mudanças feitas no início e com frequência podem criar grandes mudanças ao longo do tempo. Priorize expressões práticas de gentileza todos os dias. Isso vai fazer vocês se lembrarem de que gostam um do outro.

Veja também:  Perguntas frequentes sobre lipoaspiração

O processo é tudo

Acredito que o fim da terapia é quando o casal consegue processar a relação sem o terapeuta. Isso significa que os casais precisam prestar atenção em COMO falam um com o outro, que é muito mais importante do que O QUE eles dizem.

Segredos para um casamento mais feliz e mais forte

O processo basicamente consiste em saber (a) o que você está sentindo, (b) por que você está sentindo isso, e (c) o que esse sentimento significa. Conforme desenvolve essa habilidade, você muda drasticamente a qualidade da comunicação no seu relacionamento.

A maioria dos conflitos nas relações não têm solução

A pesquisa do Dr. Gottman revelou que cerca de ⅔ de todos os conflitos em relacionamentos são perpétuos. Essa notícia pode ser boa ou ruim, dependendo de como você enxerga.

Eu vejo como um segredo poderoso para entender que você literalmente não pode resolver a maioria dos seus problemas, e você não está sozinho nisso. O objetivo, então, é resolver seus problemas solucionáveis, e criar um diálogo sobre seus problemas contínuos.

A compreensão deve vir antes do conselho

Especialmente quando se trata de questões perpétuas, é fundamental entender que “resolver” é uma estratégia ruim. A empatia e a compreensão são sempre o primeiro passo para a resolução. Fique bom em dizer “Entendo que você se sinta assim porque…”.

Comece tentando entender. Verifique se você entendeu corretamente. Depois, tente entender ainda melhor. Entendimento leva a segurança. Quando você e seu parceiro se sentem seguros para discutir com as visões diferentes que têm sobre um assunto, isso abre a porta para a resolução criativa de problemas juntos.

Você não precisa ter critérios altíssimos

Sete princípios. Cinco segredos. É muita coisa para se lembrar. A boa notícia é que você pode começar em qualquer lugar. A qualquer momento. Não precisa ser um grande gesto. Mas não há motivo para não começar hoje.

Veja também:  Como trabalhar em casa está alimentando o desejo de cirurgia plástica facial

Experimente fazer um pequeno ato de gentileza. Talvez um presente surpresa. Talvez apenas agradecer. A pesquisa do Dr. Gottman revelou que até mesmo o menor gesto pode iniciar um ciclo de feedback positivo que cria confiança e intimidade e, consequentemente, felicidade.

Meu casamento não é perfeito. Mas a segunda metade dele tem sido mais feliz e mais saudável do que a primeira. Acho que passar por dificuldades juntos é um passo importante. E sei que trabalhar duro nos Sete princípios para o casamento dar certo foi muito positivo para nós. Incentivo você a fazer o mesmo.

Tire da rotina

Qualquer casamento uma hora vai se deparar com a rotina, e o ideal a fazer é inovar! Ir para lugares diferentes, namorar uma noite em um motel, comprar brinquedos eróticos como: masturbador masculino, óleos corporais, algemas. Faça coisas diferentes dentro do seu relacionamento.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours