Uma das minhas sobremesas favoritas, até mais que um bom brigadeiro gourmet, este pudim brasileiro é feito no liquidificador e leva apenas 5 ingredientes!
Flan é uma sobremesa muito popular no Brasil. Está no cardápio de todos os restaurantes, nas festas e na mesa de todas as famílias. Cresci comendo pudim pelo menos uma vez por semana.
Acredito que sua popularidade se deve não apenas ao sabor, mas também à facilidade de preparo. Fiquei impressionado que meus colegas de trabalho ficaram tão surpresos que o flan era tão bom.
Eu acho que eles não estão comendo direito (ahammm, brasileiro!) tipo de flan. Porque no Brasil é muito raro comer pudim ruim, ou como chamamos em português, ‘pudim’.
Apesar de cada família ter a sua receita – e jurar por ela – todas giram em torno dos mesmos 3 (ou 4) ingredientes: ovos, doce de leite condensado e leite.
Ah, e açúcar e água para o molho de caramelo. É isso! Algumas pessoas, como eu, adicionam um pouco de extrato de baunilha, mas o básico é o mesmo em todos os lugares.
As proporções desses ingredientes é o que muda. Portanto, não há como uma receita ter um sabor drasticamente diferente daquela que você ama e está acostumado a comer. Exceto o meu! O meu é melhor!
Conheça a história do pudim
Algumas pessoas acreditam que o Flan Brasileiro, ou “Pudim”, surgiu de uma receita simples feita por um abade português, chamada “Pudim de Priscos”.
Composto por açúcar, gemas, água, vinho do Porto e banha de porco (eu sei! Estranho!), a sua receita fazia sucesso absoluto onde quer que fosse servida.
No entanto, o abade se recusou a compartilhar sua receita com qualquer pessoa. E, para provar que ninguém conseguia fazer a sua criação com tanta perfeição, abriu um concurso público a um pasteleiro profissional.
Claro que o abade venceu o duelo e provou que era o único que sabia fazer aquele pudim delicioso. Infelizmente, sua coleção de receitas desapareceu misteriosamente após sua morte.
Acho que temos que agradecer ao abade por ter feito aquele duelo bobo para podermos dar uma olhada na receita dele, porque senão não existiria pudim.
Confira a receita de um belo pudim
É uma receita clássica mais diferentes de muitos.
Pudim brasileiro
Ingredientes:
- 1 xícara de açúcar
- 1/3 xícara de água
- 2 (14 onças) latas de leite condensado doce
- 28 copos de leite integral (use a lata de leite condensado doce para medir)
- 4 ovos
- 1 c. de sopa de extrato de baunilha
Instruções:
- Pré-aqueça o forno a 375 graus.
- Em uma panela, derreta o açúcar em fogo médio. Após cerca de 10 minutos, assim que dourar, acrescente a água e deixe cozinhar, mexendo levemente, até engrossar um pouco.
- Despeje o caramelo em uma frigideira de 10 polegadas e agite-o para cobrir o fundo e as laterais. Deixe descansar por alguns minutos para que endureça. É importante que o caramelo endureça antes de adicionar o pudim para que não se misturem.
- Adicione o leite condensado doce, o leite, os ovos e o extrato de baunilha em uma jarra grande do liquidificador. Bata por alguns minutos até ficar homogêneo. (Se você não conseguir colocar todos os ingredientes, divida-os igualmente em 2 lotes!)
- Despeje a mistura de pudim na forma de anjo e cubra com papel alumínio.
- Encha uma assadeira grande (um prato de lasanha funciona muito bem!) até a metade com água e coloque a forma de comida de anjo nela.
- Leve ao forno e asse em banho-maria por 1 hora e 30 minutos ou até dourar por cima. Eu gosto de mexer um pouco a panela para ver se ainda está líquida. Às vezes tenho que deixar mais 15 minutos. Você também pode inserir um testador de bolo para verificar. Deve sair limpo ou quase limpo.
- Deixe o pudim esfriar e transfira para a geladeira para esfriar durante a noite.
Para retirar o pudim da forma, basta passar uma faca nas laterais e virar com cuidado em um prato de servir.
+ There are no comments
Add yours